Hoteleiros pedem acesso a fundos do PAC

O acesso ao Programa de Apoio ao Crédito (PAC) é um dos pontos que os representantes do sector da Hotelaria e Turismo levantam, hoje, num encontro de auscultação entre o Ministério da Economia e Planeamento e o secretário do Presidente da República para o sector Produtivo, Sérgio Santos e Isaac dos Anjos, com representantes das associações empresariais do país.

A proposta é do secretário-geral da Associação de Hotéis e Resorts de Angola, Ramiro Barreira, que defende a necessidade urgente de se reavaliar a decisão do Executivo de excluir a classe do programa que tem como meta proporcionar condições para a retoma do crescimento económico por meio de financiamento ao sector Produtivo.

Em declarações ao Jornal de Angola, Ramiro Barreira mostrou-se motivado pelo encontro que será dirigido por Sérgio dos Santos e Isaac dos Anjos, uma vez que permitirá uma aproximação em busca da resolução de alguns estrangulamentos que se repercutem de forma negativa no desempenho da classe.
“Este encontro de auscultação, poucos dias depois da tomada de posse do ministro, dá-nos a ideia de que há uma grande preocupação de sua parte em eliminar todas as barreiras passíveis de dificultar a implementação de projectos exequíveis. Desta forma, vamos apresentar, entre outras preocupações de vulto, a necessidade dos agentes da hotelaria e turismo também poderem ser contemplados com o PAC”, argumentou Ramiro Barreira.
O presidente da Associação Industrial de Angola (AIA) considera que, quanto maior interacção existir entre os actores do tecido produtivo, criando mecanismos de relação mais directa entre os técnicos e governantes, mais os processos de produção em cadeia serão eficientes, desde que se cumpram cronogramas bem definidos.
“Estamos certos de que será um encontro muito produtivo, em que o imperativo de uma relação directa abre perspectivas excelentes para que o excesso de barreiras entre o Governo e técnicos seja cada vez menor: deve haver mais economia e menos actos normativos”, disse José Severino.

 

Share This Post