PLANO DE REALIZAÇÃO DO CONGRESSO SOBRE HOTELARIA E TURISMO

A associação dos Hotéis e Resorts de angola no âmbito da realização do 1º congresso sobre Hotelaria e Turismo apresenta para o conhecimento geral o plano de realização do evento, documento a demostra a estrategia da associação com a realização do ciclo de conferencias e exposição para os empresários do segmento do turismo.

PLANO DE REALIZAÇÃO DO 1º CONGRESSO SOBRE HOTELARIA E TURISMO E DA EXPOHOTEL ANGOLA 2019

I – PREÂMBULO

O Executivo angolano ciente da importância da indústria hoteleira e turística para o desenvolvimento e diversificação da economia do país, aprovou as grandes linhas que estabelecem as metas concretas que devem ser alcançadas no curto/médio prazos, visando atingir os seguintes objectivos:

  1. Captação de receitas, aumentando exponencialmente a contribuição do sector no Produto Interno Bruto (PIB).
  2. Formação de quadros na área de hotelaria e turismo, dotando os profissionais do sector, de valências técnicas indispensáveis ao bom desempenho, na  prestação de serviços de qualidade aos turistas.
  3. Massificação do turismo interno, desenvolvendo, campanhas promocionais, que despertem o interesse dos angolanos a disfrutarem dos recursos e belezas naturais que o país oferece.
  4. Acções de marketing promoção além-fronteiras, através da exibição das potencialidades e recursos turísticos de Angola, garantindo a participação dos “players” nacionais nas feiras anuais, organizadas por outros países.

Deste modo, a Associação de Hotéis e Resorts de Angola enquanto parceira do Estado e do Ministério do Turismo, inseriu no seu plano de trabalho, acções concretas, que permitirão aos associados da agremiação terem ganhos acrescidos na sua actividade empresarial.

Nesse sentido, foi produzido e assinado um Memorando de Entendimento entre o MINTUR e a AHRA, que estabelece claramente as responsabilidades das partes no âmbito da materialização do Programa de Desenvolvimento do Turismo em Angola.

Na cláusula nº 6 do Memorando em referência, enuncia-se expressamente no seu ponto 1, “que no âmbito da promoção do turismo, o MINTUR concederá  apoio institucional às iniciativas da AHRA, que se propõe organizar um Congresso a nível nacional e a Expohotel com carácter internacional, em simultâneo”.

Assim, a AHRA propõem-se a realizar nos dias 26 a 29 de Setembro  do ano de 2019 a Expohotel e o 1º Congresso dos operadores deste segmento.

II – OBJECTIVOS QUE PRETENDEM ALCANÇAR COM A REALIZAÇÃO DOS DOIS EVENTOS

  1. Partilhar com os empresários do sector, experiências de outros países, particularmente os referenciados em África, como tendo alcançado conquistas assinaláveis na área do turismo e hotelaria, com a particularidade de não possuírem suficientes recursos  económicos e potencialidades naturais.
  2. Obter experiências dos países participantes sobre os avanços por eles atingidos no domínio da formação e capacitação de quadros do sector, como factor catalisador de serviços de qualidade aos turistas.
  3. Levar a cabo um debate transversal que inclua a demonstração de experiências de outros países, de forma  a levar Angola a desenvolver e massificar o turismo interno, focalizando particularmente a organização de campanhas promocionais a prática de preços convidativos e políticas de incentivo da parte do Estado.
  4. Demonstrar a importância da participação dos “players” angolanos que operam no sector, nas feiras internacionais.
  5. Identificar através da Expohotel o potencial industrial existente no país em relação a produção de materiais, que suportam as unidades hoteleiras, em todas as suas dimensões e necessidades.
  6. Desencadear um amplo debate sobre a problemática de preços praticados nas unidades hoteleiras em Angola, focalizando também a experiência de outros países participantes.
  7. Identificar os constrangimentos que as unidades hoteleiras enfrentam na sua estrutura de custos, fortemente influenciada por factores alheios aos empresários.
  8. Avaliar a necessidade da criação de infra-estruturas nos polos turísticos demarcados em Angola, com realce ao Polo de Cabo Ledo, no âmbito do investimento e parceria público-privada, por considerar prioridade.
  9. Adoptar instrumentos concretos para que os associados da AHRA, cumpram rigorosamente as normas de Higiene e Segurança Alimentar, através da implementação do sistema internacional de HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo).
  10. Incentivar os “players” do sector a investirem muito mais na construção de infra-estruturas hoteleiras e turísticas, com particular realce ao surgimento de novas unidades hoteleiras em províncias consideradas estratégicas para o crescimento do turismo em Angola.

III – ORGANIZADORES DO EVENTO 

  1. A organização e realização da Expohotel e do 1º Congresso Sobre Hotelaria e Turismo, será liderada pela AHRA com apoio privilegiado do Ministério do Turismo enquanto Órgão Reitor do sector e da Televisão Pública de Angola.
  2. Nesta conformidade, será criada a Comissão Central Organizadora e Subcomissões de trabalho para a preparação  rigorosa das condições indispensáveis à realização com êxito dos certames, com a composição descrita no anexo 1 do presente documento.
  1. Será também criada uma Comissão de Honra, órgão de supervisão de todo o processo preparatório. (Anexo 2).

IV – LOCAL DE REALIZAÇÃO, DATAS E PREVISÃO DE PARTICIPANTES

O 1º Congresso Internacional sobre Hotelaria e Turismo que terá lugar, na Capital do País, província de Luanda, no local, datas e previsão de participantes como se segue:

  1. Local: – Hotel Vitória Garden
  2. Datas: – 26 de Setembro e 27 Setembro de 2019
  3. Previsão de participantes: – cerca de 1000 participantes, dentre operadores nacionais e estrangeiros.
  4. Local da Exposição: Centro de Produção da TPA, Camama.
  5. Datas: 26 a 29 de Setembro de 2019.

Os convidados estrangeiros ligados as associações congéneres previstos virão dos seguintes países:

  1. a) África – África do Sul, Zimbabwe, Namíbia, Zâmbia, Moçambique, Botswana, Tanzânia, Lesotho, República Democrática do Congo, República do Congo Brazzaville, Cabo-verde e Marrocos.
  2. b) Europa – Portugal, Espanha.
  3. c) América do Sul – Brasil, Cuba.

Secretário-geral para África da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Secretário-geral da RETOSA, (Organização que promove o Turismo na África Austral no âmbito da SADC).

V – LEMA CENTRAL ADOPTADO

A Expohotel e o Congresso Internacional de Hotelaria realizar-se-ão sob o lema “Hotelaria a Aposta Certa no Desenvolvimento”, slogan que procura transmitir sinergias para a promoção deste importante sector.

VI – CONDIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

A condição de participação no 1º Congresso Internacional de Hotelaria em Angola, quer para os nacionais como para os estrangeiros constará de um regulamento específico.

VII – PROGRAMA DE TRABALHOS

O programa provisório de trabalho do 1º Congresso Internacional (sessão de abertura – comunicações – sessão de encerramento) constitui anexo do presente Plano de realização.

VIII – SOBRE A EXPOHOTEL

A Expohotel como actividade associada ao Congresso, realizar-se-á no Centro de Produção da TPA no Camama e contará com a participação de todas as entidades ou empresas que produzem serviços ou bens consumidos pela indústria hoteleira e turística nacional de forma a permitir um melhor conhecimento das potencialidades do sector.

IX- VISITAS A LOCAIS TURÍSTICOS E HISTÓRICOS

A Comissão organizadora do 1º Congresso Internacional sobre Hotelaria em Angola colocará à disposição dos participantes um programa de visitas a locais turísticos e históricos, procurando assim, exibir as belezas naturais de Angola.

X – DOCUMENTOS FINAIS DO CONGRESSO

O Congresso produzirá as conclusões finais, em que estarão espelhadas todas as contribuições que posteriormente serão submetidas ao Executivo, no espírito de ajudar o poder público a tomar decisões, para que o sector privado se desenvolva sem constrangimentos,  garantindo-se assim, o crescimento da indústria hoteleira e turística de Angola.

/O Conselho de Direcção da AHRA/

Share This Post